Músicos que ficaram famosos depois de velhos

O mercado musical tem sede de novos artistas. Infelizmente, o duplo sentido volta a dar as caras, pois não basta ter uma carreira nova, mas ser jovem também. Essa é a regra da demanda.

Seja pela boa fase criativa, pela coragem, pelo carisma ou pelo gosto, é fato que os músicos despontam logo na juventude e, se forem bons, aguentam anos no mercado. 30 anos é considerado velho demais para começar uma carreira, mas os artistas deste post mostram que idade não é desculpa para fazer boa arte.

Adoniran Barbosa

Apesar do samba ser inevitavelmente relacionado ao Rio de Janeiro, por ser o berço de grandes artistas, acontece de outros lugares terem grandes expoentes do gênero. São Paulo, por exemplo, foi agraciada com Adoniran Barbosa, um legítimo fazedor de sucessos.

Por trás da figura do homem que dividia carreira de músico, ator e humorista, estão algumas informações pouco conhecidas. Seu nome por exemplo: ele nasceu como João Rubinato, e adotou Adoniran como nome artístico por achar que dá mais a impressão de sambista. Também passa em branco a carreira tardia do paulista, que apesar de cantar e compor para incrementar no papel de humorista, só foi lançar discos na década de 50, aos seus 40 anos, e teve seu auge aos cinquenta!

Admirador e idealista da cidade de SP, o músico popular teve seus últimos dias de vida esquecido, pobre e triste. Não entendia pra quê tanta modernização no mundo.

Susan Boyle

Todos conhecemos sua ascensão meteórica. A senhora insegura e desprovida de qualquer componente dos padrões de beleza impressionou os jurados e a platéia do programa Britain’s Got Talent com sua potente voz. Não tardou para impressionar o mundo com a viralização de sua apresentação, e logo assinou contrato com o selo Sony Music.

Mais tarde, após incansáveis entrevistas e exposição na mídia, sabemos que Boyle teve uma infância dificil e uma vida pacata até seus 49 anos, quando alcançou o sucesso. Cantava apenas por entretenimento e morava só com um gato há algum tempo. Diferente de muitos sucessos momentâneos, a epopeia da cantora britânica não acabou cedo: em 2009 teve o álbum mais vendido do ano e, até 2011, mais de 14 milhões de CDs vendidos.

Cartola

Outro sambista, outro expoente, outro que começou tarde. Como muitos, o carioca Angenor de Oliveira, apelidado de Cartola, demonstrou cedo o gosto pelo samba, mas nunca se dedicou à carreira por dificuldades financeiras. Tinha lá seus amigos músicos, mas o alcance de sua música era regional. Somente aos 66 anos, em 1974, que começou a gravar discos, e o sucesso e reconhecimento foi instantâneo.

Suas composições hoje são consideradas clássicas, e já nasceu assim! Inspirado por Noel Rosa, teve uma carreira curta e com grande impacto. A diferença é que Noel começou cedo e morreu cedo.

Los Del Rio

Antonio Romero e Rafael Ruiz tinham apenas 14 anos quando decidiram fazer um dueto de flamenco, a música tradicional da Espanha, terra dos rapazes, misturado com pop. “Rapazes” no contexto, porque hoje já alcançam a terceira idade. A dupla de cantores sempre levou a carreira com um sucesso regional, e ficava por aí. Só começaram a gravar músicas em estúdio, por exemplo, 32 ano depois de formada a banda.

Em meados dos anos 90, a gravadora espanhola que assinavam foi comprada por uma americana, e foi aí que os acontecimentos conspiraram para o sucesso global. Os novos produtores viram o potencial da música “Macarena”, gravada dois anos antes, e resolveram regravar para o mercado americano. O clipe e a música atingiram os topos das paradas, e a dança teve em 96 um grande sucesso. A essa altura a dupla estava quase em seus 50 anos.

Apesar de continuarem em atividade, o grupo nunca mais teve outro sucesso, o que chamamos de one hit wonder. A Austrália e Espanha foram os países com maior receptividade para a carreira pós-sucesso dos espanhóis.

.

Gostou do post? Então ajude o blog a crescer divulgando!

Compartilhe esse post para seus amigos no FACEBOOK.

Curta a página do Me Dá Um Lá no FACEBOOK.

6 Respostas para “Músicos que ficaram famosos depois de velhos”

  1. Marcião diz :

    Parabéns pelo post!
    Na verdade temos curiosidade de saber que TODOS, independente da idade têm chance de superar seus limites. Creio eu que quanto mais idade, mais inteligência, pois essa garotada escolhida pela mídia se entrega facilmente a vícios (vide Justin Bieber). Fico feliz em saber que grandes mitos da música chegaram ao estrelato com a idade avançada.

  2. emerson da silva diz :

    a questao nao e so o sucesso mais sim o prazer pela musica ,por um instrumento ,por uma melodia.

  3. ana paula diz :

    será que eu ainda tenho chance? pareçe impossivil.. n só parece é impossivel =(

  4. airton de oliveira teixeira da silva diz :

    Muito boa essa matéria

  5. airton de oliveira teixeira da silva diz :

    Outro grande cantor nacional que também fez sucesso depois dos trinta foi beto barbosa

Deixe um comentário